Vista Alegre continua a conquistar prémios Internacionais


Blue Ming, Abissal, Vortex, Cloudy Butterflies, Duality, Ara e coleção têxtil foram algumas das coleções premiadas nos principais concursos internacionais de design.

Ílhavo, 24 de fevereiro de 2022 – A Vista Alegre, marca que há quase dois séculos inova no fabrico e design da porcelana, vidro e cristal, foi mais uma vez reconhecida em 2021 com a atribuição de dezanove prémios internacionais, conferidos pelas principais e mais prestigiadas instituições mundiais de design.

Vortex continua a surpreender e a marcar o reconhecimento do trabalho contínuo que a Vista Alegre vem desenvolvendo nos últimos anos, em que se associou aos mais notáveis designers mundiais. Esta criação de Ross Lovegrove foi vencedora dos European Product Design Award (Hungria) e dos Grands Prix du Design (Canadá), com a distinção Gold Winner.

Os candeeiros Abissal, concebidos pelo design interno da Vista Alegre, o VA Studio, recebeu 4 prémios: o reconhecimento, como Winner, dos ICONIC Awards 2021 – Innovative Interior; German Innovation Award; DNA Paris Design e If Design Award (Chicago). Nas palavras de Diana Borges, designer interna da Vista Alegre, “são peças de grande valor, pois reúnem nelas muita mestria e muito conhecimento. É um orgulho para mim, mas também para quem as produz.”

Outra das grandes vencedoras foi a coleção Cloudy Butterflies, de Claudia Schiffer, que juntou à sua lista de prémios mais 5 galardões Winner nos ICONIC Awards 2021 – Innovative Interior (Alemanha), German Innovation Award, DNA Paris Design, RedDot Design Awards (Alemanha) e EPDA – European Product Design Award.

As peças decorativas da coleção Blue Ming 2.0, da autoria de Marcel Wanders tiveram destaque nos IDA – Design Award (EUA) com o prémio Bronze.

A coleção de mesa Duality e o candeeiro Cocar foram premiados nos EPDA – European Design Awards.

Os Good Design atribuíram dois galardões Winner: garrafa Ara, no segmento cristal e no segmento porcelana, a coleção Herbariae Parade, de Christian Lacroix.

Merece ainda destaque a mais recente linha têxtil – mantas e echarpes – da Vista Alegre, que viu toda a sua coleção premiada nos EPDA – European Product Design Award e Winner no Good Design (Chicago).

Para além dos prémios de Design, de salientar, também, o Costumer’s Friend – prémio que reconhece a experiência de compra – que galardoou a Vista Alegre com a distinção Winner, na categoria Superior Excellence.

Link de acesso às imagens das peças que conquistaram prémios

Nuno Barra, administrador da Vista Alegre declara que “a importância de sermos, de forma contínua, reconhecidos pelos várias prémios internacionais é um alento para continuarmos a excelência de trabalho que fazemos todos os dias. O caminho que adotámos, entre a simbiose dos vários designers internacionais, que trabalham connosco, e a criatividade, excelência e rigor do trabalho apresentado pela nossa equipa interna da VA Studio, são a base do nosso sucesso. Prova disso, é o conjunto de prémios que ganhamos, há tantos anos.

A Vista Alegre tem como objetivo estratégico, afirmar-se, cada vez mais, como uma marca de Lifestyle, e desta forma, iremos entrando em novas categorias de produto complementares, sempre com o que de melhor se faz no mundo. Um exemplo disso é a coleção Têxtil, lançada em 2021. Vamos continuar a surpreender e a mimar os nossos clientes nos próximos anos, com peças extraordinárias apreciadas em todo o mundo.”

Sobre a Vista Alegre

A fábrica de porcelana Vista Alegre foi fundada em 1824, em Ílhavo, distrito de Aveiro. Ao longo do seu percurso, a marca esteve sempre intimamente associada à história e à vida cultural portuguesa, e adquiriu uma notoriedade internacional ímpar. Em 2001, o Grupo Vista Alegre (porcelana, faiança e grés) fundiu-se com o Grupo Atlantis (cristal e vidro feitos à mão e de elevada qualidade), dando origem a um dos maiores grupos de “tableware” e “giftware” da Europa: o Grupo Vista Alegre Atlantis. Em 2009, o Grupo Vista Alegre Atlantis passou a integrar o portefólio de marcas do Grupo Visabeira, após a oferta pública lançada com sucesso sobre as ações da Vista Alegre Atlantis.

Em 2018, o design da marca portuguesa de porcelana, cristal e vidro arrecadou 30 prémios no total e em 2019, a marca recebeu 39 dos mais prestigiados prémios de design internacionais, dos quais se destacam os German Design Awards, LIT (Light in Theory), Good Design Chicago, Innovative Interiors, European product Design Awards, IF, German Innovation Awards, Architecture Masterprize, German brand awards, entre muitos outros, em países como Alemanha, Estados Unidos e Itália.

Em 2020, a Vista Alegre recebeu cerca de 20 prémios, dos quais se destacam os German Design Awards e os IDA (International Design Awards), de Los Angeles, Estados Unidos.

Grandes nomes do design contemporâneo, da pintura, escultura, arquitetura, literatura e outras formas de arte têm emprestado o seu talento a muitas criações da marca. Siza Vieira, Joana Vasconcelos, Patrick Norguet, Ross Lovegrove, Marcel Wanders, Jaime Hayon, Malangatana, Sempé, Brunno Jahara, Sam Baron, a marca francesa Christian Lacroix e a insígnia Oscar de la Renta são alguns dos artistas e designers que se associaram à Vista Alegre. Os serviços Vista Alegre são usados oficialmente pelo Presidente da República Portuguesa, pela Casa Branca, por várias Casas Reais e por muitas personalidades de todo o mundo.

A Vista Alegre fornece ainda as loiças oficiais de várias embaixadas espalhadas pelo mundo, nomeadamente as do Brasil, Espanha e Marrocos, bem como outras instituições públicas e privadas nacionais e internacionais. Em outubro de 2018 a Vista Alegre foi distinguida pela Comissão Europeia com o prémio “Regiostars”, um galardão que gratifica os melhores projetos de política de coesão na União Europeia, privilegiando projetos inovadores e de boas práticas de desenvolvimento regional. Saiba mais em: www.vistaalegre.com .